Em um mês, leituristas viram 488 focos do Aedes aegypti no DF
Divulgação/Fiocruz – Arquivo
Os leituristas (responsáveis por fazer a leitura mensal do consumo de energia) da Neoenergia identificaram no Distrito Federal 488 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no período de um mês. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o DF tem 140.800 casos registrados de dengue neste ano, com 109 mortes e outras 52 em avaliação.
Veja também
Ric
Foz do Iguaçu em alerta: Prefeitura decreta situação de emergência pela dengue
Brasília
Homem procurado por homicídio atropela dois policiais militares e é preso no DF
Brasília
Mulher de 30 anos morre depois de ter pescoço atingido por linha de cerol no DF
A secretaria treinou cerca de 200 leituristas para identificar focos do mosquito durante as visitas às residências. A parceria entre a pasta e a distribuidora de energia mostrou que Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Plano Piloto e Ceilândia somam 58% dos focos do mosquito.
O Ministério da Saúde informou que Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro são as unidades da federação com os maiores índices de incidência de casos no Brasil.
De acordo com a pasta, a recomendação é de procurar um serviço de saúde quando surgirem sintomas como dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náusea, vômito e manchas vermelhas no corpo.